5 DICAS PARA LOJISTAS: OS PILARES PARA O SUCESSO EM VENDAS!

quarta-feira, 27 de março de 2019 11:45:28 America/Sao_Paulo

5 dicas para lojistas:

COMPRE EM UM ATACADISTA COM BONS PREÇOS:

1. Explore o diferencial competitivo da sua loja por meio do marketing estratégico

O que sua loja proporciona de positivo para o cliente que se diferencia das outras?

Preços baixos, variedade de mercadorias, produtos exclusivos, e/ou atendimento personalizado?

É fundamental ter algum elemento que destaque seu estabelecimento em relação aos seus concorrentes, pois se você for mais um na rua as pessoas não irão te notar.

Portanto, defina o diferencial competitivo da sua loja no seu plano de negócio e garanta a estrutura necessária para que ele seja assegurado.

Por exemplo: se você quer que seus clientes tenham um atendimento de qualidade, invista na capacitação de vendedores; mas se você quiser vender produtos que seus concorrentes não oferecem, estabeleça relações comerciais com novos fornecedores.

Essas condições reforçam o posicionamento da sua marca e fazem com que os clientes percebam de forma clara os benefícios de adquirir produtos no seu estabelecimento.

2. Cuide do ponto de venda!

Organize sua loja de forma que ela se torne atrativa para o cliente e proporcione uma experiência positiva a ele.

É interessante definir a melhor forma de estruturar o layout do ponto de venda; garantir que a loja esteja bem iluminada; colocar som ambiente no estabelecimento; bem como arrumar a vitrine e a fachada da loja para que os visitantes se sintam à vontade para fazer suas compras.

Você precisa ter esse cuidado porque as pessoas reparam nos mínimos detalhes.

Elas associam a organização do ponto de venda e as suas experiências à qualidade dos produtos que você oferece e ao serviço que você presta.

Desta forma, se tudo estiver nos conformes eles irão ter uma percepção positiva do seu negócio, e vice-versa.

Vale ressaltar que as experiências ruins são mais marcantes do que as boas, então não deixe de lado esta dica.

3. Defina processos que organizam a estrutura do negócio

É necessário estabelecer políticas e diretrizes que orientem a realização das tarefas dos seus funcionários. Se isto não estiver claro para seus colaboradores, eles ficam sem direcionamento e estão livres para fazer o que quiserem, e essa conduta pode comprometer a imagem da organização.

Portanto, deve-se definir processos para que o funcionamento da loja esteja em ordem, bem como para manter a constância do desempenho dos vendedores – que abrange as metas de conversões até a manutenção do estabelecimento.

Em resumo, determine como o seu negócio deve operar!

Como a loja será estruturada, como o estoque deve ser arrumado, qual será a ordem de atendimento, como funciona o processo de venda… Tudo isso deve ser pensado, assim, tudo estará organizado.

4. Gerencie a venda e o estoque da loja

Você sabe dizer com detalhes como estão as vendas dos seus produtos?

Acompanhe o desempenho das mercadorias da sua loja para que você possa:

  • compreender o comportamento de compra do público-alvo;
  • perceber as demandas dos clientes;
  • saber a periodicidade da venda dos produtos;
  • identificar quais itens são mais e menos vendidos.

Com as informações do relatório de vendas da sua loja, você consegue basear seu plano de gestão de estoque e definir o que precisa ser reposto; as ações promocionais para escoar produtos que não tiveram muita saída; quais produtos devem deixar de ser comercializados; etc.

Também é interessante que você e sua equipe de vendas estejam atentos para sempre colocar os produtos dispostos nas prateleiras.

Isto porque uma loja sempre cheia de produtos passa para o cliente a impressão de que eles estão baratos e que ele pode encontrá-los quando quiser. Isso é fundamental para qualquer loja de varejo!

5. Capacite seus vendedores

Muitos varejistas negligenciam a capacitação de vendedores por pensarem que é uma atividade simples de ser executada, o que é um erro grave.

Vender é uma prática que exige aprendizado, pois é necessário conhecimento detalhado dos produtos, compreensão das técnicas de comunicação e linguagem corporal, além da adequação da equipe às diretrizes da empresa.

A probabilidade de um potencial cliente adquirir um item da sua loja é maior se o colaborador domina essas habilidades e trabalha de acordo com as políticas da organização.

Isto porque os compradores enxergam valor no bom atendimento, que passa a ser um dos fatores que influenciam na decisão de compra.

Contudo, segue um alerta:

Se você quer que seus clientes sejam atendidos bem, trate-os da melhor forma!

A satisfação dos seus funcionários é um dos elementos que garantem a boa recepção dos visitantes do seu estabelecimento.

Portanto, você deve lhes assegurar uma boa estrutura para trabalhar, atenção, salário compatível com o do mercado, etc.

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